Você sabia que são necessárias, em média, 60 idéias para se conseguir uma vitória? A média japonesa é de 61 idéias por funcionário/ano. Suas empresas incentivam erros na tentativa de descobrir algum produto, serviço ou métodos novos. A Toyota coloca em prática cerca de 95% das 2,65 milhões de idéias dadas pelos seus colaboradores. Já, a Nissan considera seriamente qualquer sugestão que economize 0,6 segundos; o tempo necessário para erguer um braço.
Uma pesquisa realizada por Geog Land, envolvendo 1.600 crianças e 200 mil adultos, mostrou que 98% das crianças na faixa etária de três a cinco anos são gênios e que apenas 2% dos adultos acima de vinte e cinco anos são gênios. A questão é: onde estão os 96% das crianças que, ao se tornarem adultas e ultrapassaram os vinte e cinco anos, deixaram de ser gênios? O problema, segundo Land, está na educação repressora que recebemos dos nossos pais e professores, fazendo com que o potencial criativo das crianças adormecesse.
Maslow afirmou que: “O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescenta algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou”. Assim, concluímos que nosso potencial não está perdido, mas está aguardando o momento de despertar.
O que precisamos fazer para resgatar a nossa genialidade?
Observe a natureza
Uma das fontes incontestáveis de inspiração é a natureza, e o engenheiro suíço George de Mestral que o diga. Criou o velcro depois de notar que as minúsculas hastes do carrapicho grudavam em suas meias de lã.
Exercite-se
A criatividade é como os músculos, é um processo lento, exige dedicação, e quanto mais você treina, mais ela se desenvolve. Existem exercícios, tais como o tangram, cujo desafio é obter inúmeras soluções, propiciando, com isso, estimular a criatividade, mantendo o cérebro em constante atividade. Além disso, esse tipo de exercício supera a barreira do não: “não dá”; “não pode”; “é impossível”; “isto não vale” etc.;
Persista
“Esta geringonça tem inconvenientes demais para ser levada a sério como meio de comunicação. Ela não tem nenhum valor para nós”. Memorando Interno da Western Union sobre o telefone em 1876. “Quem se interessaria em ouvir os atores?” H. M. Warner, da Warner Brothers, no auge do cinema mudo em 1927.
Chegar ao topo até que não é tão difícil; manter-se é o problema. À medida que as empresas, atingem seus objetivos, passam a atuar com a suicida rotina. E a rotina impede a empresa de promover as sempre necessárias mudanças. O talento humano que valerá ouro hoje e no futuro é o que tem comportamento criativo. As profissões e as empresas que não fizerem uso da cabeça, tendem a desaparecer. Se você está acomodado, acreditando que as coisas não irão mudar, tome muito cuidado! Alguém com muita criatividade pode estar tomando o seu lugar.
Autor: Menegatti; Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade Total, MBA em Gestão Empresarial.
Postado por Mayara Silva.
Trazendo novas informações e consolidando algumas já de conhecimento geral, essa matéria foi bem elaborada e postada. Com informações, baseadas na Estatística, tal tema aborda que todos temos a capacidade de serem inovadores e precursores de mudanças significativas, seja no ambiente familiar quanto no mundo dos negócios, só para mencionar os variados campos em que podemos exercer nossa capacidade inovadora. Tal publicação ainda traz um dado importante: cerca de 94% das crianças em idade escolar são tidas como 'geniais', ou seja, criativas, apresentam mais de uma solução para o mesmo problema, enquanto entre os adultos esse percentual cai para 2%, uma notável diferença. Então é papel das empresas, mais um, de propor e implantar treinamentos e tarefas que estimulem seus colaboradores a sempre buscar inovações e desenvolvimento, através da implantação da gestão do conhecimento, a empresa precisa tratar esse tema pois ela só terá a ganhar em eficiência e eficácia de seus empregados.
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