quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A profissão do Administrador e a sua importância

Diz o artigo 2º, da Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965:“Art. 2º A atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior;b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos.”
Mas na prática o que é administrar? Administrar é alocar da melhor forma todos os recursos disponíveis na organização, de forma que se atinjam os objetivos estabelecidos pela organização. A gestão de recursos (sejam eles materiais, financeiros, humanos ou temporais) requer diversas habilidades do Administrador, como: visão sistêmica, agilidade na tomada de decisão, boa comunicação e uma boa dose de capacidade de liderança.Algumas tendências apontam as características do novo administrador; uma delas é a Gestão do Conhecimento. Após o grande período de industrialização (ocorrido principalmente no século XIX) e o de automação dos processos (na primeira metade do século XX), a Gestão do Conhecimento surgiu com muita força, juntamente com a intensificação da globalização nas décadas de 80 e 90. Assim, além das habilidades necessárias já conhecidas, o conhecimento de novas tecnologias também é fundamental ao sucesso da administração atual. Sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial) e o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) são ferramentas de grande auxilio à gestão da imensa quantidade de informações que circulam em uma empresa.
Profissionalmente, a Administração é uma área com muitas oportunidades de trabalho. É possível, por exemplo, atuar da área da educação, saúde, gestão ambiental, setor público ou terceiro setor. Normalmente o perfil desses profissionais é complementado com alguma formação mais específica. Pode-se dizer, enfim, que a Administração é um campo e atuação bastante promissor. É necessário, porém, muita dedicação e senso de responsabilidade do Administrador, pois administrar envolve até mesmo vidas humanas, ou seja, colaboradores que estão sob sua coordenação. Além disso, administrar também envolve utilizar recursos financeiros (muitas vezes escassos) de forma que se obtenha o resultado esperado pela organização: o lucroSem um bom gestor dificilmente uma organização sobrevive por muito tempo. Nós, administradores, devemos valorizar nossa profissão e ter consciência de nossa responsabilidade para com o desenvolvimento das organizações do mercado e, acima de tudo, do país.
Autor:Luiz Henrique Pereira Alfredo,Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Paulista.

POSTADO POR: GIUCIANE MENEZES SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário