sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Administração Participativa

A administração participativa é um dos campos mais complexos da moderna teoria geral da administração, envolvendo diversos conceitos, técnicas, experiências, praticas e um profundo conteúdo filosófico.
De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo tomarem decisões sobre aspectos da administração das organizações.
Essa definição tem diversas implicações como participar não e natural nos modelos convencionais de administração. Muitos paradigmas mantém a maioria dos trabalhadores alienados em relação ao controle de seu próprio trabalho é a gestão da organização; a alienação desperdiça o potencial de contribuição das pessoas, a participação das pessoas envolvidas nos diversos níveis de decisão contribui para aumentar a qualidade das decisões e da administração, em como a satisfação e a motivação das pessoas.
Aprimorando a decisão e o clima organizacional, a administração participativa contribui para aumentar a competitividade das organizações, administrarem participalmente consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuídos ou concessionários da organização.
A administração participativa é formada e focada em objetos por equipes e grupos, departamentos, todos representam o grupo na disposição ou concentrar esforços para o atendimento do objetivo do grupo. Todos integram, idealizam, esforçam-se, e opinam para o objetivo maior que é do grupo. Todos são comprometidos com tarefas que se completam com a tarefa a seguir, e todos são comprometidos com os prazos de entrega a outra célula de comprometimento.
Essa participação permite a troca de experiências e sugestões entre todos os níveis e parcerias relacionadas, o que aumenta outro estima e a satisfação no trabalho

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