domingo, 15 de novembro de 2009

Administração e Gestão de empresas

Cada empresa deve ter sua forma de administração que certamente vai mudando conforme ela for crescendo.
Para se administrar uma empresa de qualquer porte existem as diversas funções que são:- Previsão: prever as metas a serem atingidas os objetivos a serem alcançados e prazos gerais a serem cumpridos.- Planejamento: significa planejar os planos e programas administrativos.- Organização: criação e disposição dentro da empresa dos departamentos,setores, seções e atribuir funções a cada um deles como forma de obter o resultado desejado.- Coordenação: é a articulação das atividades a serem dsenvolvidas por cada um.- Controle: é a função de garantir o cumprimentos dos planos e programas estabelecidos, corrigindo os desvios de orientação.
A previsão é feita com base em dados dos relatórios contabeis. O principal deles é a análise de balanços.
A finalidade de se criar controles internos é o racionalizar as atividades desenvolvidas, ecomizando-se tempo e evitando fazer o mesmo trabalho varias vezes.
Quando uma empresa não possui controles de suas atividades perde mercadorias, peças, dinheiro e clientes.
Tais controles são exercidos pelo administrador da empresa tendo pessoas responsáveis e capacitadas para auxilia-lo nesta tarefa controlando seus estoques de mercadorias e peças, um bom gerente financeiro para controlar seu fluxo de caixa e suas contas a pagar e a receber, um bom gerente comercial para controlar suas compras e vendas, um bom contabilista para controlar sua contabilidade para que não pague impostos indevidos e assim por diante.
Nas micros e pequenas empresas tais controles são efetuados pelo próprio dono, que muitas vezes devem procurar ajuda de seu CONTADOR, para que não faça coisas erradas ou de forma atabalhoadas, decorrendo dai prejuizos que certamente ele tera que absorver com seu patrimônio pessoal.
O ideal é criar fluxogramas (para demonstrar qual é o procedimento dos serviços a serem executados) e organogramas administrativos (para demonstrar a hierarquia dentro da empresa) desta forma todos os envolvidos nas atividades da empresa, saberão a quem deve levar os problemas de seus respectivos setores e desta forma evitar os conflitos desnecessários.
Uma administração eficiente sempre terá como meta a obtenção de lucros cada vez maiores e o consequente bem estar de todos na empresa, para tanto conte sempre com o seu contador para ajuda-lo nesta tarefa de reorganizar sua empresa.

Extraído do site: www.valdecicontabilidade.cnt.br


POSTADO POR : GIUCIANE MENEZES SOUZA

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