terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mantenha-se aberto para novas idéias


Nessa coluna vou escrever sobre alguns pecados capitais cometido por alguns líderes. A complacência e arrogância são os grandes inimigos.Os líderes arrogantes acham que suas idéias são sempre melhores do que as dos outros e os condescendentes não estão dispostos a ouvir idéias alheias, muito menos experimentá-las.
Para eles, as coisas já estão muito bem, obrigada. Talvez eles se sintam ameaçados quando outras pessoas oferecem idéias, mesmo que elas sejam boas e possam agregar algo de positivo à equipe e à empresa. Tais pessoas não absorvem tais idéias e tão pouco as focaliza de forma a promover quaisquer mudanças.ou, ainda, acreditam, equivocadamente, que por terem o titulo de “gerente” devem ter como obrigação fornecer as respostas para todos os problemas.Para os colaboradores é desmotivador trabalhar com um gestor assim.
Insistir em fazer tudo sempre do mesmo jeito pode trazer duas conseqüências:
  1. Impacto sobre os colaboradores: As pessoas se sentem ignoradas, suas idéias são rejeitadas e suas contribuições desconsideradas. Lideres assim não conseguem motivar suas equipes e acabam provocando um aumento na rotatividade de pessoal.
  2. Impacto sobre os colaboradores: As pessoas se sentem ignoradas, suas idéias são rejeitadas e suas contribuições desconsideradas. Lideres assim não conseguem motivar suas equipes e acabam provocando um aumento na rotatividade de pessoal.
Muitas empresas de consultoria têm sido bem-sucedidas ao apresentar soluções para as empresas usando uma estratégia simples.Os consultores perguntam aos próprios colaboradores como eles enfrentariam os atuais problemas de sua organização e após, apresentam essas idéias à Diretoria acompanhada de uma conta bem salgada.Não faltam boas idéias. Basta que os lideres se disponham a procurá-las.
Aqui vão algumas dicas para criar um ambiente acolhedor:
  1. Pergunte o que as pessoas acham: Seus melhores recursos estão à sua disposição, ao alcance da Mão. Peça que seus colaboradores dêem sugestões para melhorar os processos administrativos e gerenciais.
  2. Estimule a criatividade: Crie um ambiente no qual as pessoas possam pensar em voz alta. Mesmo que não seja possível colocar em prática algumas idéias aparentemente absurdas que surgirem, esses brainstorms podem gerar boas alternativas.
  3. Demonstre entusiasmo: Mostre às pessoas que você não vai ignorar suas idéias e sugestões. Os lideres precisam captar e amplificar o entusiasmo dos outros.
Leonardo Soares Grapeia

Postado por Cláudia Tavares

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