domingo, 29 de novembro de 2009

5 passos para fazer de sua empresa um caso de sucesso

As empresas de maior destaque do mundo têm em comum cinco pilares: missão, visão e valores; a importância do cliente; inovação; ética; e gestão de pessoas. Mas de que forma eles vão impactar diretamente os seus resultados?
1 - Missão, Visão e Valores
Ainda é fato que muitos dos funcionários que conhecem a missão de suas empresas, decoraram o que leram em algum manual de boas-vindas. Mas na prática, é a missão que vai conduzir as decisões mais importantes que você vai tomar todos os dias, e é ela que vai dizer quanto de longevidade a sua empresa vai ter no mercado.Você nunca ouviu alguém dizer, se for para criar uma empresa, crie uma causa que as pessoas abracem e transforme isso num negócio? É exatamente este o caminho. As pessoas dificilmente vão abraçar o seu sonho como missão delas, mas a sua causa é diferente, principalmente se ela for forte o bastante para tocar os corações dos seus colaboradores. Na verdade a missão das empresas deve refletir exatamente a alma da companhia.Uma boa declaração de missão e um bom conjunto de valores são tão reais que chegam a ser palpáveis em muitas empresas. Principalmente por aquelas que fazem a diferença e conhecem bem o significado da palavra sucesso.
2 - A Importância do Cliente
A cultura da importância do cliente para a empresa não pode ficar apenas no discurso. Ou você acha que o cliente não percebe a diferença de tratamento que ele tem de uma empresa para a outra?Hoje mais do nunca, as pessoas buscam ser tratadas diferentes. Buscam novas experiências. Outro ponto muito importante é mensurar a quantidade de clientes que você perde. Normalmente não olhamos para isso, queremos apenas saber quantos novos clientes entraram pela nossa porta hoje. Mas os clientes que nos deixam, dificilmente voltam.
3 - Inovação
Está diretamente relacionada com as mudanças do mundo e com a capacidade ou falta de capacidade que nós temos de nos reinventar. A capacidade de se reinventar como negócio, e de acreditar que muito daquilo que hoje parece absurdo, pode ter um fundamento amanhã. O maior inimigo das nossas realizações, sem sombra de dúvidas, é a nossa zona de conforto. É ela quem nos impede de assumir mais riscos, de aprender novas habilidades e de apresentar novas idéias.Você pode inovar no seu jeito de atender o cliente, ou ainda no seu programa de fidelidade. Tão importante quanto você querer inovar, é saber que precisa criar uma cultura de inovação dentro da empresa. Isso pode ser altamente lucrativo.
4 - Ética
A ética tem muito a ver com os princípios e valores das pessoas que trabalham nas empresas. Como você está cuidando dos valores dos seus funcionários? Lembre-se da importância que eles têm para a longevidade da sua empresa. Sucesso verdadeiro não é algo que se constrói do dia para a noite. Portanto, se quiser ter sucesso, fique longe de tudo aquilo que esteja desalinhado com os seus valores. Lembre-se que o comportamento ético da organização é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela empresa. E principalmente, que o exemplo precisa vir dos líderes. Só assim você pode ter a garantia de que a ética na prática pode ser um bom atalho para a sua estrada rumo ao sucesso.
5 - Gestão de pessoas
Ser competente é equilibrar as suas habilidades técnicas com as comportamentais, criando assim uma curva de competência ascendente. De nada adianta você ser um técnico nota dez e o seu comportamento ser nota dois. Fazer uma gestão de pessoas eficaz é muito mais do que ter um departamento de recursos humanos ativo. É se interessar de fato pelas pessoas como seres humanos, não como números ou suas frações de lucratividade.Saber reconhecer o trabalho dos funcionários, ouvir suas opiniões, e mantê-los a par do seu progresso profissional são ferramentas poderosas para reter os talentos e garantir a eficiência na organização.
O amor pelo seu trabalho é a única força capaz de gerar uma coesão incondicional entre as pessoas. E esse é o diferencial que vai gerar o compromisso. E é esse comprometimento que vai determinar não só o seu tempo de vida na empresa, como também o tempo de vida da empresa no mercado. E aqui fica a pergunta definitiva para você: você faria o seu trabalho com o mesmo entusiasmo se não recebesse nada por isso?
Autor(a): Alessandra Assad - Diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica, é professora universitária em MBAs, colunista de vários meios de comunicação e palestrante.
Postado por Mayara Silva

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