domingo, 15 de novembro de 2009

O Perfil do Profissional do Novo Século

A área de Recursos Humanos vem passando, por transformações significativas e históricas, de modo especial dentro do contexto de assumir novos desafios importantes e focados em atrair, reter e, principalmente desenvolver seus talentos humanos, tendo ainda como seu principal objetivo, preservar a auto-estima, a motivação e o estímulo dos colaboradores, mantendo-se um clima organizacional positivo e favorável tanto para as empresas, quanto para os empregados.
Hoje, os profissionais, independentemente das áreas onde eles atuam [...] devem a todo momento, desenvolverem suas competências, visando a plena capacitação profissional, num mundo altamente competitivo e qualificado, onde todos nós devemos estar preparados para prestarmos serviços em nossas empresas, com qualidade, eficiência e produtividade.
[...] Muitas vezes em nossa vida, não aproveitamos adequadamente nosso tempo disponível para aplicá-lo em nosso desenvolvimento e crescimento profissional. Muitas vezes saímos de nossos trabalhos e, ao invés de freqüentarmos escolas, cursos profissionalizantes, treinamentos etc., encostamos nos balcões de bares, muitas vezes jogando tempo, conversa e dinheiro fora. Poderíamos perfeitamente estar aproveitando este tempo para investir em nós mesmos, permitindo aumentar a cada dia nosso conhecimento e, o mais importante, estar aplicando este conhecimento em nosso próprio trabalho ou a favor da comunidade onde atuamos [...].
[...] Hoje o profissional deverá possuir algumas características básicas: ser pró-ativo, ser generalista, ser flexível, estar propenso a mudanças, entre outras coisas. O que era bom ontem, hoje já não é tão bom e amanhã, com toda certeza, tornará ultrapassado. Vale a pena lembrar aquela estória, que diz o seguinte: “todos os passageiros de um avião, em chamas, foram obrigados a saltar de pára-quedas. Caíram em um determinado lugar da selva africana, um japonês e um norte-americano que, foram abordados por um leão faminto e disposto a devorar a primeira presa que encontrasse. O japonês, mais que depressa, tirou as calças, a camisa, o paletó e a gravata e colocou um short, uma camiseta e um tênis, pronto para iniciar uma grande corrida. O americano, inconformado, perguntou ao japonês: você acha que pode correr mais que este leão faminto?. O japonês respondeu: mais que o leão não, mas mais que você, com certeza”.[...]
Por, Paulo Roberto Vieira
Postado por Mayara Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário