quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Influência do Pensamento Positivo em Nossas Vidas e nas Organizações

No último dia dez foi apresentado à turma de Administração, pela professora Alzerina Barrela o filme “Quem somos nós?”, com duração de uma hora e cinqüenta minutos.Fascinante e ao mesmo tempo confuso, o filme mostra através de relatos de estudiosos como nossos conceitos de realidade podem estar equivocados. Levanta muitos questionamentos quanto ao sentido da existência humana.

Porém, entre todas afirmações e questionamentos apresentados, o que mais me chamou atenção, foi o fato de pensamentos e sentimentos influenciarem em nosso cotidiano. Achei fantástica a idéia de poder de certa forma atrair coisas boas.

Em certa parte do filme, o autor descreve, como fundamento, uma experiência realizada pelo japonês Masaru Emoto, onde a água ficou exposta a sons, palavras, sentimentos e pensamentos diversos. Após a exposição, as amostras foram congeladas e tiveram seus cristais fotografados. Constatou-se com isso que a estrutura molecular da água havia sido alterada. Via-se cristais luminosos em face de pensamentos e sentimentos positivos e cristais escuros em decorrência de sentimentos e pensamentos negativos.

A experiência encerrava-se com a seguinte declaração: “Se o pensamento pode fazer isso com a água, imagine o que pode fazer com você”.

Penso ser uma revolução na forma de pensar. Se acreditarmos que os pensamentos podem interferir diretamente em nossa realidade, passamos, quase que obrigatoriamente a ter pensamentos melhores e mais otimistas, e com isso, a agir de acordo com eles, mudando todo o nosso entorno, condicionando-o para algo melhor. Trata-se de uma cadeia que começa em nossa mente.

Se isso pode funcionar em nossa vida, imagina o efeito se aplicado a uma organização. Seria fantástico disseminar essa ideologia em toda a estrutura organizacional, melhoraria as relações em todos os níveis e seria uma forte política de recursos humanos.

Vou a partir de agora colocar mais fé em meus pensamentos, tanto em minha vida pessoal como na profissional, como administradora esse método pode me ajudar a lidar melhor com as pessoas, além de contribuir pra a concretização de minhas aspirações. Se eu creditar que algo é realmente possível, que irei conseguir, minha mente me apresentará caminhos e me dará força pra sua realização.


Cláudia Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário