terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como se tornar um líder incompetente


Se seu objetivo de vida é se tornar um péssimo lider, daqueles realmente incompetentes, que conseguem destruir um ambiente de trabalho, uma empresa e até mesmo a saúde física e mental das pessoas que trabalham com você, essas recomendações com certeza irão lhe ajudar:

1-Ocupe-se das responsabilidades dos outros tanto quanto ou mais que das suas.

Se você se ocupar demais com o que é problema seu, você corre o risco de acabar resolvendo seus problemas. Então ao invés disso, ocupe-se dos problemas dos outros, mostrando como eles estão errados o tempo todo. Com sorte, eles passarão a fazer o mesmo com você e todos poderão involuir juntos.

2-Delegue sua responsabilidade, mas centralize as informações.

Nada melhor do que poder tirar o peso dos seus ombros e jogá-lo nos ombros de outro. Mas cuidado: Não forneça informações, senão corre o risco deles darem conta do recado e você perde a única coisa que lhe mantém no poder.

3-Tenha sempre a quem culpar. De preferência, quem não esteja lá para se defender.

Se você é um líder incompetente, você vai errar muito. Se você não tiver a quem culpar, você não vai conseguir durar muito tempo como líder, então se você quer se manter um líder incompetente, você precisa ter sempre a quem culpar. Mas nunca faça isso na frente da pessoa, porque ela poderia se defender.

4-Repreenda nos outros as atitudes que você mesmo pratica.

Faça aquilo que você odeia que os outros façam, e quando os outros fizerem, critique. Por exemplo, critique aqueles que falam mal dos outros se você costuma falar mal dos outros. Critique aqueles que passem por cima da sua autoridade se você passa por cima da autoridade dos outros. Critique aqueles que arrumam culpados para todos os erros se é isso que você costuma fazer. Em suma, critique qualquer outro que siga este guia.

5-Conquiste respeito na base da ameaça. As pessoas têm que temê-lo o máximo possível. Mesmo que isso signifique que ninguém vá te contar a verdade dos fatos sobre nada.

Se você conquista respeito pela sua sinceridade, amizade e carisma, você corre sério risco de virar um líder competente. Então use outra tática: Ponha muito medo nas pessoas. Elas têm que ter tanto medo de você que vão preferir não dizer que seu cabelo está pegando fogo com medo de deixá-lo irritado, mesmo que isso seja muito ruim para você.

Isso tem uma segunda vantagem muito interessante: Na medida em que as pessoas morrem de medo de você, elas vão querer trabalhar em quaisquer outras empresas, nem que seja para ganhar menos. Aí seus custos com pessoal vão aumentar misteriosamente e você pode dizer que isso é devido à conjuntura do mercado.

6-Ataque de todas as formas quem conquista respeito por outros meios.

Aí tem o pulo do gato: Se você conquista respeito na base da ameaça, você deixa espaço para que outro conquiste-o por méritos mais legítimos. Se isso acontecer, sua autoridade cai por terra. Então monitore constantemente esse comportamento e tome atitudes severas caso isso ocorra.

7-Use discursos diferentes com pessoas diferentes e iluda-se ao pensar que elas não vão conversar entre si e descobrir isso com o tempo.

Um líder incompetente precisa manipular as pessoas para conseguir o que quer. Eventualmente, ele precisará usar discursos diferentes com pessoas diferentes, e até mesmo colocar algumas pessoas contra outras. Isso se chama “liderar por conflito”.

Obviamente, se essas pessoas conversam entre si, eventualmente vão descobrir sua tática, mas se você é um líder incompetente, essa não é uma das suas preocupações.

8-Repreenda as pessoas que conversam entre si e descobrem a sua incoerência.

Bom, se você seguiu o item 7, eventualmente você irá se deparar com pessoas que trocam informações e descobrem sua tática. Nesse caso você precisa ser bastante severo e instruí-las de que é proibido conversar sobre o que você fala sem a sua presença. Logicamente, isso não vai funcionar, mas é sempre bom manter o ar de autoridade nessas horas. Afinal, um líder incompetente depende muito das aparências.

9-Seja arrogante, não aceite suas falhas nunca. Porque se você começar a enxergar suas falhas, você corre o risco de melhorar.

Isso é muito sério: As pessoas que enxergam os próprios defeitos acabam por corrigi-los. Então não faça isso! Não olhe para si mesmo com olhos críticos. Primeiro, você corre o risco de ficar deprimido, e segundo, você corre o risco de mudar.

10-Seja vaidoso, não deixe sua equipe brilhar e tome todos os méritos para si.

Se você elogiar muito sua equipe, principalmente na frente dos clientes e parceiros, eles correm o risco de se motivarem. Tome todos os méritos para si. Você é o líder, então se as coisas estão dando certo, isso é graças a você. Deixe isso claro o tempo todo! Mas seja justo: Lembre-se dos outros quando os problemas acontecem.

11-Uma empresa segura os melhores funcionários por: Salários, ambientes de trabalho saudáveis ou oportunidades interessantes de crescimento. Então não ofereça nenhuma dessas condições.

Tudo o que se fala de administração de empresas hoje em dia demonstra que as pessoas são a alma da empresa. O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à qualidade das pessoas que compoem a organização. Então você precisa se livrar dessas pessoas!

Alguns dos outros items dessa lista o ajudarão nisso. Se você trata todos muito mal, os melhores vão pensar: “Eu não preciso aguentar isso, posso trabalhar em outro lugar”. Com isso, você vai fazer uma “seleção natural invertida”, e se livrar sempre daqueles que estão mais preparados para o Mercado.

12-Gerencie equipes numa atividade da qual você não tenha conhecimento profundo o suficiente.

Nada melhor que comandar algo que você não entende. Se você não entende nada de pastel, gerencie uma pastelaria. Se você não entende nada de carro, seja dono de uma oficina de automóveis. Se você tiver muito conhecimento da área de negócio que você domina, você corre o risco de fazer as coisas funcionarem direito, então evite isso.

13-Trabalhe pelos fins e não pelos meios.Odeie o que você faz. Um líder incompetente acredita que ninguém precisa gostar do que faz. Faça o que faz porque você quer ganhar dinheiro ou fazer sucesso. Quem ama o que faz acaba ficando competente. Isso tem muita relação com o item 12.

Conclusão:

É isso. Agora você já sabe como ser um péssimo líder. Eu sei, é bastante difícil seguir todos esses ítens, mas se você esforçar bastante e tiver talento, tenho certeza de que conseguirá. Seja teimoso!


Postado por Luiz Jorge Sousa

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